quarta-feira, 26 de junho de 2013

De volta pra estante #90: Como um romance.

#90 - Como um romance Nome: Como um romance

Autor: Daniel Peniac.

Editora: L&PM Pocket

Comprar: SubmarinoSaraivaFNAC.

   Você conhece os 10 mandamentos do leitor? Navegando por aí eu descobri que essa lista veio de um livro, e fiquei curiosa para saber mais sobre ele. Tive que comprar pela Estante Virtual, por não encontrar no mercado (hoje já está em todas as lojas, esquece essa resenha e encomende agora!!!).

   Fui envolvida em uma conversa franca com o autor, que compõe seu fluxo narrativo acompanhando a vida de um garoto; este tinha de tudo para ser um leitor, mas se encontra desmotivado em ler uma obra obrigatória para a escola.

 

   É de conhecimento geral que o gosto pela leitura é um processo. Muitas crianças são incentivadas quando pequenas – pelos pais, que abandonam a função assim que a figura do professor assume, que por sua vez pode adotar métodos não-tão-efetivos para incentivar a leitura. O indivíduo acaba se perdendo no caminho.

   Temos a oportunidade de desvendar os mistérios que levam ao bookaholismo. O tal garoto nos conduz por todos os estágios – a formação das primeiras palavras, a empolgação de desvendar os códigos que o cercam e a alegria pela primeira independência alcançada na vida. Nossos caminhos se separaram quando ele se tornou rebelde, mas eu enxerguei meu irmão, alguns amigos e aquele menino custoso da sala de aula. Nem todos resistem.

   É difícil para mim escrever aqui – assim como acontece com todos meus livros favoritos –, mas precisava apresentá-lo ao mundo. É como um filho que não te deixa em paz enquanto não é apresentado a todos os adultos da festa. Seja leitor, professor, pai, tio, padrinho, enfim! Interessado em compreender o que leva pessoas a gastar 100 reais em livros por mês/pegar três livros por semana na biblioteca precisam ler Daniel Peniac, além dos 10 mandamentos já citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.