quinta-feira, 4 de abril de 2013

De volta pra estante #86: Esperando por Você.

 

#86 - Esperando por vocêNome: Esperando por você

Autora: Susana Colasanti.

Editora: Novo Conceito.

Comprar: SubmarinoSaraivaLeitura.

“Às vezes, quando estou estressada, volto aos meus velhos livros da Judy Blume, da época do ensino fundamental, ou a reprises de programas aos quais eu assistia quando estava no 6º ano. Eles me lembram de como eu era antes de minha vida ficar tão complicada. E me dão esperança de que, um dia, talvez eu consiga recuperar aquela tranquilidade.”

*E essa, senhoras e senhores, é a melhor explicação de todos os tempos sobre o sentido de assistir Barbie aos sábados de manhã*

   Não sabia de onde vinha todo esse frenesi por causa da Susane Colasanti… Vi resenhas de “Bem Mais Perto” e resolvi ler este lançamento, pra ver do que se tratava. Acabou se desenrolando em um romance adolescente, como há tempos não tinha lido (portanto, já não sou a melhor para julgar se caiu em muitos clichês, embora não tenha tido essa sensação).

   Ao voltar do acampamento de verão, Marisa encontra sua melhor amiga, Sterling, para estabelecerem um pacto para o novo ano – fazer dele o melhor possível e parar de esperar as coisas boas acontecerem. Assim, elas voltam às aulas e, claro, em busca de um namorado! Sterling tem fixação em caras mais velhos – como um complexo de Édipo mal resolvido –, e Marisa gosta do menino mais popular, bonito e gente boa da escola – Derek.

   Ao contrário do que pensei, ela não fica correndo atrás dele o livro inteiro! Os dois realmente começam um relacionamento estável, quando ele termina com a namorada-barbie. Enquanto isso, Marisa tenta lidar com Sterling, que se sente abandonada, Nash, que já quis ser mais do que um amigo, e muitos problemas em casa.

   Eu realmente gostei do livro por sair dos moldes dos quais estava acostumada, mas o que mais me agradou foi a identificação com a protagonista: ela teve um sério distúrbio de ansiedade no passado, e vive se policiando para não voltar àquela fase. Sei que tenho algo semelhante, mas nunca fui num profissional adequado para ver o que pode ser feito. Por isso, cada parte pesquisada pela autora e inserida no livro foi de grande valia! Desde sintomas até o que fazer, no dia a dia, para se controlar.

   É uma boa leitura despretensiosa, como um sopro de ar fresco. Me trouxe algumas lembranças do não-tão-distante Ensino Médio, ainda que muitas das situações apresentadas aconteceram mais com amigos meus do que comigo mesma. O ponto alto foi, sem dúvida, a conexão autêntica que senti com a personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.