quinta-feira, 28 de março de 2013

De volta pra estante #85: Delírio.


A capa não é azul de verdade... é metalizada! Mas como o efeito só é visto ao vivo, fica assim mesmo.
Nome: Delírio
Autora: Lauren Oliver.
Editora: Intrínseca.
Comprar: SaraivaCulturaLeitura.
“Fase um: preocupação, dificuldade de concentração, boca seca, transpiração, suor nas mãos, tonteira e desorientação.”

   Em alguns dias, uma sociedade que trata o amor como uma doença e desenvolveu uma cura para ele é uma utopia pra mim! Bora combinar que nem sempre é fácil lidar com os sintomas, que ficam mais graves se não forem tratados.
   Lena sabe muito bem disso: depois que sua mãe foi morta por causa do amor deliria nervosa, ela segue obedientemente toda a cartilha da Sociedade, evitando chamar mais atenção para si ou para a família da tia, que a acolheu. Felizmente, ela não terá que se policiar por muito mais tempo, pois em alguns meses será operada e destituída da capacidade de amar. Enquanto isso, ela se submete a exames, que definirão se é boa o suficiente para entrar pra faculdade, e que mapeiam suas características psicológicas (uma vez que precisam encontrar-lhe o par ideal).
   A garota procura se afastar de tudo que possa atrair mais falatório, e descobre que pode ser um pouco difícil. Sua melhor amiga, Hana, passa a apresentar um comportamento estranho, e convida-a a conhecer um lado não oficial da cidade – festas depois do toque de recolher, de meninos e meninas, com música não aprovada pelo governo. Adolescente é adolescente em qualquer lugar, e logo a precaução é substituída pela curiosidade. Lentamente um novo mundo se apresenta.
   Fica cada vez mais complicado ser obediente a todas as regras que lhes são impostas: no momento em que está respondendo à sua avaliação, uma confusão de cria no local, e tudo indica que é uma ação dos Inválidos (o grupo de resistência, cuja existência é negada pelo governo. haha.). Claramente a segurança não é tão efetiva quanto se espera… E por falar em segurança, por que aquele garoto estava em sua sala de avaliação? E todo o comportamento inusitado que seu corpo passa a apresenta depois do contato visual com ele seriam sintomas do deliria?

   Eu já tinha ouvido falar de Lauren Oliver, mas não consegui ter ânimo para conferir “Antes que eu vá” até agora. É incrível o quanto ela nos envolve na história, e a princípio tudo parece simples! É apenas uma garota, um garoto e o sentimento universalmente conhecido, mas a forma como ela apresenta tudo isso faz com que não queiramos terminar de ler nunca.
   Finalmente me forcei a concluir a leitura, e ao terminar fiquei abraçada com o livro por algum tempo, me controlando para não recomeçar. A continuação será lançada no mês que vem, mas só de ter Delírio na minha vida já me sinto satisfeita.

   Quanto às adaptações… Claro que não iam perder a oportunidade de trabalhar em cima de uma obra de qualidade. A Fox está produzindo o seriado que conta com Emma Roberts no papel principal. Sou muito resistente à adaptações, principalmente de coisas que gosto muito, mas nesse caso acredito que tenho mais razão ainda : Delírio será uma trilogia, e não é uma obra extensa. Já adicionaram personagens extras; será que conseguirão manter a essência da obra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.