quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Following Edgar Allan Poe.

   Não aguento ouvir um burburinho sem ir conferir o que é, e com o seriado The Following foi assim. Posts no Facebook me levaram a conferir a produção estrelada por Kevin Bacon, que é um agente do FBI fora de combate. Em seus tempos de glória, ele foi o responsável pela prisão de Joe Carroll, um serial killer que esviscerou 14 universitárias e quase completou o trabalho com uma décima-quinta.
   Depois de solucionar o caso, Ryan Hardy (Kevin Bacon) escreveu um livro chamado “Poetry Of A Killer” (A Poesia de um Assassino), sobre Carroll – que, por sua vez, tentou continuar a obra inacabada de Poe, O Farol¹, em um fracasso de crítica e tiragem.
Seriais killers conseguem ser mais interessantes que qualquer outro personagem...    Carroll era um professor apaixonado pelo período Romântico (me identifiquei muito porque meu autor preferido é da 2ª fase do Romantismo no Brasil, Álvares de Azevedo) – e, nos Estados Unidos, as maiores referências são Henry David Thoreau, Ralph Waldo Emerson e Edgar Allan Poe, sua paixão. Segundo ele, a morte se iguala à beleza, e “nada é mais belo do que a morte de uma linda mulher”.
   O plot deste episódio é a perseguição ao serial killer, que sai da cadeia (nem dá pra usar o termo “fugir” quando ele saiu com aquela calma!). Ele deixa uma nota a Hardy:
Caro Ryan, gostei do seu livro. Já pensou em dar continuação? Cuide-se, Joe.
X-men reunidos? Kevin fez 1st Class, e Shawn Ashmore é o Bob da antiga franquia!    O seriado é puro suspense! Eu não estou acostumada com o gênero, mas gostei muito (finalmente aceitei que suspense =/= terror). As cenas com algum contexto mais forte são muito… cenográficas. Boa é a atuação e o texto.
   O final do episódio piloto tem um discurso de Joe, que define essa ~próxima obra~ de Hardy. Ele determina tudo que um bom romance deve ter, e como tem construído isso. Depois de passar meses acompanhando Pretty Little Liars, é bom ver algo de suspense que não subestima minha inteligência, pra variar.
   A ligação com livros é muito forte, e foi outro ponto que prendeu minha atenção. Conhecia as obras de Poe, mas já não lembro muito. Por isso, anotei todas as produções citadas para ler antes de continuar a acompanhar – muito melhor ver e entender o contexto!
  • O Coração Revelador (Tell Tale Heart);
  • O Corvo (The Raven);
  • O Gato Preto (The Black Cat);
  • The Light-house (¹ é o título não oficial do último trabalho do autor);
  • O Barril de Amontillado (The Cask of Amontillado);
  • A Máscara da Morte Vermelha (The Mask of the Red Death);
  • A Queda da Casa Usher (The Fall of the House of Usher).
   Vou completando a lista a medida que for assistindo os episódios!

   A série tem sido exibida no Brasil pelo canal fechado Warner Channel. Vale a pena acompanhar, até porque ela não será daquelas em que a temporada dura pra sempre – essa foi uma das exigências de Kevin Bacon. São 15 episódios, e metade deles já foram ao ar nos Estados Unidos!

3 comentários:

  1. Ahhh...
    Vou ter que ver, nem que seja o piloto!
    A série passa depois da minha hora de dormir (sim, eu tenho, rs), mas vou baixar e assistir.

    E que bom que a temporada vai ser curtinha.
    Mais chances de acompanhar =P

    Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu queria ter uma hora pra dormir! Já tentei, mas não sou tão disciplinada assim...
      Amo temporadas curtas, elas vão direto ao ponto! Não tem aquela de episódio enche-linguiça/prepara terreno.

      Excluir
  2. Hahaha amei o "enche-linguiça/prepara terreno", além de tudo excelente post e lay tbm!
    Amei sei blog, estou seguindo!
    Visite: http://blognerdental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.