Nome: Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres
Autora: Clarice Lispector
Editora: Nova Fronteira
Comprar: Saraiva – Submarino – Cultura
– Meu mistério é simples: eu não sei como estar viva.
– É que você sabe, ou só sabia, estar viva através da dor.
Eu estava lendo “Tudo que é sólido pode derreter” (tô devendo resenha há séculos =x), e um dos capítulos era sobre essa obra. Aí eu tive que parar para ler este outro, antes que TOQéSPD contasse demais…
Clarice é uma das autoras mais citadas na internet. Claro que muitas das frases são erroneamente atribuídas a ela, mas não dá pra negar que seus textos têm vários trechos marcantes!
Uma Aprendizagem é totalmente fora dos padrões: começa com uma vírgula e termina com dois pontos. A autora não segue a construção de frases como estamos habituados, e chega a escrever um parágrafo inteiro sem um ponto final – apenas com vírgulas. Para mim, esta é um recurso utilizado (como metáforas, anáforas, etc, em poemas) para transmitir ao leitor a emoção atribuída ao texto.
O conteúdo do livro não é um romance linear, como estamos acostumados: não há um roteiro claramente definido. A maior parte são os pensamentos desordenados da personagem principal, Lóri, intercalados com diálogos entre ela e Ulisses, seu homem. Em suma, é o seguinte: Lóri é uma professora do primário, acostumada a viver seguindo a maré. Certo dia ela conhece Ulisses, um professor de filosofia, que está claramente interessado nela mas insiste em fazê-la passar por uma aprendizagem antes de se envolverem (no sentido romântico da palavra).
A protagonista passa a refletir sobre sua condição no mundo, Deus, seu relacionamento com as pessoas, e pouco a pouco reconstrói o sentido do que é viver. É bastante intimista, e esse foi o aspecto que mais me encantou. Juntos, somos levados à aprendizagem de Lóri, guiada por Ulisses.
A leitura não é fácil… mas não é impossível. Antes mesmo de terminar eu já sabia que teria que comprá-lo (peguei emprestado na biblioteca), porque vale a pena tê-lo.
Quanto mais eu conheço Clarice, mais eu me apaixono pelos livros.
Se você ainda não conhecer nada dela, recomendo que comece pelas crônicas!