segunda-feira, 14 de maio de 2012

De volta pra estante #53: Bela Maldade.

“O problema com as palavras é que, por mais que façam sentido, em teoria, elas não conseguem mudar o que sentimos.”

 

Bela Maldade

Nome: Bela Maldade

Autora: Rebecca James.

Editora: Intrínseca.

Comprar: SubmarinoSaraivaCultura

 

   Bela Maldade nos introduz à vida de Katherine, contada por ela mesma, durante três diferentes etapas de sua existência. Em um, ela tem uma filha e tenta conviver com os fantasmas de seu passado; em outro, tem 17 anos e tenta viver no anonimato, em uma nova escola e morando longe dos pais. No terceiro, ela tem 14 anos e é uma adolescente popular no seu grupo, feliz com a família e namorado. Mas uma noite de decisões erradas iria colocar tudo a perder…

   Após o prólogo – que nos traz um pequeno spoiler, o que acaba aumentando o suspense do livro – Katherine e Alice se conhecem e se aproximam, mais por insistência da segunda, que vai completar 18 anos e elegeu a outra como ‘convidada de honra’. Kathy se vê acuada: do nada, a garota mais aberta e espontânea da escola a reintroduz no mundo de ouro dos adolescentes, com festas, bebidas e azaração, tudo que ela evita por causa da tal noite fatídica. E Alice é muito envolvente: como Kathy poderia se afastar da outra, que se mostra tão disposta a fazer amizade?

   Depois de tanto tempo evitando relacionamentos, Katherine se abre para Alice, deixando-a conhecer seu passado e suas dores. Logo a dupla se torna um trio: Alice tem um ‘amigo’, com quem pode contar, sempre: Robbie é apaixonado pela garota, ainda que ela não lhe dê nenhuma esperança. Com a presença de outra pessoa no grupo, Alice passa a ser questionada por suas ações intempestivas, e de pouco a pouco a imagem perfeita vai se quebrando, deixando frestas que mostram o pior da garota. Resta diferenciar o que é real e o que é inventado, e saber escolher no que acreditar.

 

   Fazia tempos que eu não lia um thriller psicológico tão bom, e tão intenso. A autora muda de fluxo narrativo quando bem entende: uma hora é Kathy de 17 anos, em outra é a de 14. Isto vai criando um suspense por deixar no ar as histórias, enquanto temos que acompanhar um fato passado ou futuro. Certas horas eu queria pular uns capítulos, pra continuar no tempo em que eu estava, mas aí o diferencial: uma parte vai explicando a outra. Não sabemos qual é o trauma da protagonista, nem como ela chegou à situação em que se encontra na vida adulta – a adolescência parecia tão promissora…

   A personagem Alice é uma incógnita. Não dá pra saber até que ponto ela é verdadeira, e até onde ela está disposta a ir. A cada ação, uma surpresa. Não dá pra descrever o quanto nem o quê eu senti enquanto lia o que ela fazia…

   Tiro o chapéu para Rebecca James, e recomendo o livro um milhão de vezes. Não será esquecido tão cedo!

6 comentários:

  1. Oi flor,
    Eu tenho esse livro na minha prateleira, mas sempre vou deixando pra lá.
    Gosto de livros no estilo thriller. Faz as emoções irem lá em cima né..

    Não ficou confuso intercalar Kathy aos 17 com uma menina de 14?
    Bom, acho que logo logo começo a ler.

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    @Jeh_polato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que não ficou confuso? Ela passou por tanta coisa nesse intervalo que não dá pra confundir!

      Nossa, emoções DEMAIS! Tive vonta de de GRITAR em algumas partes!
      Bjx!

      Excluir
  2. Quero muito ler esse livro desde que foi lançado! Tô esperando uma boa promoção!
    Agora fiquei com mais vontade ainda, socoro UAHAUHUAH
    Beijos!

    http://qualquerlink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, está de parabéns. Vou até ler o livro. Beijos.

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, eu amei a sua resenha do livro Bela Maldade!!

    Devo confessar que vivo namorando-o lá na livraria, passo a mão e dou uma folheada, como de costume. A capa dele é bem linda, né?

    Mas enfim. Tinha lido uma resenha que tinha me desanimado, MAS AGORA A SUA TROUXE A VONTADE DE VOLTA E Oh God D: mais um livrinho pra lista - INTERMINÁVEL - de "wishlist".

    Parabéns pela resenha ;D ficou ótima.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Miriam, acho que a sua foi a primeira resenha que li do livro. Estava bem curiosa e gosto dessa capa. Bom, só posso dizer que fiquei mais curiosa ainda, né? Vai para a lista dos desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.