quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Efeito Dominó!

domino_books    Eis que você está lendo um livro/assistindo uma série ou filme, e de repente aparece um (outro) livro no meio da história. Quando isto acontece, fico numa agitação doida, querendo ler esta referência. Muitas vezes a obra citada colabora para o entendimento, ou simplesmente traz um contexto novo.

 

   Notei que isto acontecia no seguinte caso: conheci o seriado Tudo o que é sólido pode derreter, que passava na Cultura, e que a cada capítulo fala de um livro. O roteirista lançou um livro baseado na série, e eu o li. Um dos livros citados é Senhora, de José de Alencar, que li e AMEI. Já no embalo, comecei a ler Lucíola, do mesmo autor. Viram como uma coisa levou a outra? É isto que eu chamo de Efeito Dominó!

 

   Veja só outras coisas que me influenciaram em leituras:

 

   Em Senhora, José de Alencar cita outro de seus livros, Diva, tecendo até sutis críticas. Já tá na fila pra ler, assim que eu terminar Lucíola.

 

Marianne and Colonel Bradon A adaptação cinematográfica de Razão e Sensibilidade (que foi baseada no livro homônimo da Jane Austen) comenta sobre os sonetos de Shakespeare. É tão bonito que fiquei LOUCA procurando uma versão completa e ace$$ível. Consegui um pocket da Martin Claret! *O*

 

 

 

 

 

 

 

   No filme The Lovely Bones (Um Olhar do Paraíso) a protagonista assiste à adaptação Otelo – O Mouro de Veneza, de Shakespeare. Os comentários durante o filme são ótimos, e eu fiquei com muita vontade de contextualizar o livro na obra.

 

  Em Percy Jackson e os Olimpianos – O Ladrão de Raios, um clássico grego é comentado: Ilíada. Eu tenho certeza de que já li antes, mas foi uma adaptação e eu quero conhecer o original.

 

Livro em inglês

 

   Em Dezesseis Luas, o livro preferido de Ethan é O Apanhador no Campo de Centeio. Toda vez que uma pessoa ou personagem fala qual é sua leitura preferida, eu logo quero ir atrás e descobrir porquê!

 

   Mais alguém se deixa levar por essas indicações? Pra mim já virou rotina… ;)

3 comentários:

  1. Sou igual a você nesse quesito, tenho mesmo o efeito dominó. O livro Tudo que é sólido pode derreter é bom? Eu assistia a série e adorava, mas fiquei meio com o pé atrás de comprar o livro.

    Muito obrigada pelos parabéns em CAPS LOCK aushauuhsuauhsahusa. Muito lindo!;

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um "caderno de referências" onde eu anoto as referências para ler/ver depois. Ele é infinito (obviamente), e o mais legal é depois de conhecer a referência, RELER de onde você tirou, e o livro vai fazer MAIS SENTIDO AINDA. È um ciclo vicioso, sim. .-.
    Realmente, Miriam, EFEITO DOMINÓ!

    Beijos
    Cah Lacerda
    The Review Kingdom

    ResponderExcluir
  3. Aaah, isso é uma coisa legal! Não só com livros, mas quando citam filmes, escritores, cineastas, frases... É uma delícia principalmente quando você conhece essa referência, né? Acho que é uma das minhas sensações favoritas, huahua. E ó, O Apanhador no Campo de Centeio é uma melancolia que eu recomendo!

    Beijos!
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.