sexta-feira, 12 de agosto de 2011

De volta pra estante #29: Os 13 Porquês.

Estou escutando alguém desistir. Alguém que eu conhecia.Alguém que eu gostava. Estou escutando. Mesmo assim,estou atrasado.


Nome: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher.
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Editora: Ática.
Comprar: Livraria Cultura - Saraiva - Submarino


   É estranho começar uma leitura sabendo que uma das personagens está morta. Pior ainda é ter que traçar todo o caminho que levou até isto; parece uma história de suspense, só que de trás pra frente. Esta é a grande diferença deste romance, e ainda que já saibamos o desfecho, o mistério se mantém, à medida que vamos acompanhando os fatos que levaram àquilo.

   Clay recebe um conjunto de fitas cassete em casa. Aquilo é muito antiquado! Ele tinha sim, um tocador de fitas em casa, que estava praticamente sem uso. Mas o que seria aquilo? Ao escutar o lado A da fita 1, ele escuta a voz de Hannah Baker, morta há duas semanas; ela se suicidou tomando uma alta dose de comprimidos, e gravou aquelas fitas enumerando as pessoas que teriam parte nesta grave decisão sobre sua vida.

   Clay conhecia Hannah; eles eram colegas de classe e trabalhavam juntos. O garoto não só conhecia como gostava dela, mas era muito tímido para iniciar uma conversa. Por que então estaria naquelas fitas? O que ele tinha lhe feito para que fosse considerado um dos motivos para seu suicídio? Só ouvindo fita por fita, até que sua vez chegasse.

   Nomes de colegas são citados, e a reputação de cada um vai sendo manchada. Hannah esclarece o que a atitude de outros pode fazer na vida de uma pessoa, a que níveis pode afetá-la, e reflete sobre as ações humanas como um todo. Eu achei ela um pouco dramática em certos momentos, mas quem poderá julgar suas conclusões? Ela passou por situações, e lidou com elas de modo único. A vida é assim. Uma reação em uma pessoa é diferente em outra, porque depende de fatores que variam entre si. É como uma recombinação gênica, que garante que cada indivíduo é diferente do outro.

   Não dá pra sair da leitura sem refletir sobre o que acontece ao seu redor. Ainda mais pra quem ainda está no ambiente escolar: quem nos garante que um de nossos amigos não está passando por algo semelhante? E como nossas ‘brincadeirinhas’ podem atingir o próximo?

   O autor não quis fazer de sua obra um alerta social, mas ela não deixa de sê-lo. Alguns dos sinais apresentados por uma pessoa que pensa em suicídio são apresentados, e eu parei e pensei se isto não acontece com meus conhecidos. Não conseguiria lidar com um caso desses, se eu soubesse que poderia ter feito algo a respeito e impedido.

   No livro, cada oportunidade para que Hannah se salve é perdida. Clay vai ouvindo-as, se desespera, tenta falar com os personagens envolvidos, mas em vão. Ele sabe. É só uma gravação numa fita, o passado não será mudado e seu futuro também não será o mesmo depois daquilo.

   No fim do livro tem uma entrevista com o autor, e ele esclarece curiosidades que podem aparecer com a leitura, como de onde a ideia veio, se ele passou por algo semelhante a que Clay passou... 
A capa é outro detalhe empolgante. Muito linda, incrível. 

Não irei esquecê-lo tão cedo. Histórias assim, que nos marcam, é que são boas. Recomendadíssimo.

Um comentário:

  1. achei a capa super diferente e o fato de começar com um personagem morto tbm

    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.