quinta-feira, 3 de março de 2011

Made in Brazil.


    Hoje vou ter o prazer de falar de coisas feitas no Brasil, e que me dão muito orgulho, porque são de muita boa qualidade. E, adivinhem só: se você já viu – ou pelo menos tentou – ver seriados brasileiros, e se decepcionou, tente este do qual vou falar. São curtos episódios (por volta de 20 min), mas, para amantes de livros, é um prato cheio.
   Parei de acompanhar seriados a algum tempo, pois tinha muita coisa pra fazer. Via uns 5 por semana (sim, era muito!). Me libertei! Era muuuito viciada…
    Mas devo confessar que, quando vi a notícia de que haveria uma nova temporada do seriado em questão hoje, gritei, literalmente. Foi a Drica que me deu a boa notícia no blog dela, e quero compartilhar com vocês.
   Ora, ora, estou enrolando demais. Vamos ao que interessa de vez! O seriado se chama…

tudo que é sólido    … que atualmente está reprisando na TV Cultura. Ele conta a história de uma garota, Thereza, uma adolescente que acabou de entrar no Ensino Médio. Ela gosta de ler, e a cada episódio um livro é o tema central.
   Eu não acompanhava a série; enquanto zapeava pela televisão, as vezes dava sorte de estar passando, aí eu parava e assistia. Não cheguei a ver muitos assim; dava o azar de só achar o programa em um dia em que ele estivesse reprisando um que eu já tinha visto. Por fim, certo dia, me lembrei de uma frase que eu vi num desses pedaços que eu assisti, e taquei no Google pra procurar a frase exata, referências, etc. Eis o que ouvi:
Coincidência não, sincronicidade.
   Depois de muito procurar, achei o que queria, e mais ainda. A Cultura disponibiliza os episódios online, para que assistamos. Consegui assistir a temporada inteira! Foi ótimo, porque me atentou para obras brasileiras, grandes clássicos, que eram temas dos episódios. Os meus preferidos foram Macário, Dom Casmurro e O Guardador de Rebanhos. Acho incrível o que o seriado faz: insere a literatura naturalmente na vida dos jovens. Nada de leitura forçada na escola, e tudo mais. Vemos a contextualização da obra no nosso meio, no cotidiano dos relacionamentos.
   Por causa dele me adentrei na poesia gótica de Álvares de Azevedo – que me acompanhou durante um período negro de fossa – , conheci os heterônimos de Fernando Pessoa –  um dia ainda vou criar o meu! – , e redescobri Clarice Lispector.
   Quer saber mais? Olha só:
   Sobre a segunda temporada, vi no Twitter da série que a TV Cultura está trabalhando junto com a Ioiô Filmes para a produção… o problema é a verba! A galera precisa de patrocinadores. Pode ser que ajude ou não, mas tem um abaixo assinado na internet, apoiando a 2ª temporada. Acho mesmo que tem que haver mais episódios, é tão promissor! E com as redes sociais, talvez mais pessoas tivessem acesso à série, uma vez que o canal não é tão popular entre as massas. Fico na torcida, e com um desejo: a Editora Leya vai lançar o livro baseado na série! /pula/
_tudoqueesolido
   O lançamento será no dia 21 de março, com a presença do elenco da série! /pula de novo;-prevê-que-não-vai-poder-ir;-despula-e-desanima/

3 comentários:

  1. Gostei do nome, tão fofinho e adoro essa atriz dos postêrs, ela trabalha muito bem e é uma fofa. Te juro que só paro pra ver Tv cultura em documentário, a programação é "cultural" de mais pra minha vida leiga ksoapaksoapa
    Vou ver os episódios na internet, e eu amo Dom Casmurro *-*

    Beijos, Tiff;
    http://www.after17.anybear.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! amo essa série, e o que eu puder fazer pra ajudar com a segunda temporada irei fazer. Queria MESMO saber onde vai ser o lançamento do livro. Quando souber, posta o mais rápido possível? Vou procurar saber também! BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  3. OI, Miriam!

    Eu estava procurando um lugar para assistir aos episódios! Boa dica!

    Ah o lançamento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

    Beijão!

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário!
Volte sempre! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Booker Queen! © 2012 | Layout por Chica Blogger| Modificado e hospedado por Miriam Pires| Ícones de redes sociais por Mariana Frioli.